O Parque Estadual Sagarana antiga Estação Ecológica Sagarana foi recategorizada para o status de “Parque” conforme Lei 22897 sancionada em 11/01/2018. A Unidade de Conservação continua sendo de proteção integral, com uma área de 2.340,12 ha. Está localizada na região noroeste de Minas Gerais, no distrito de Sagarana, município de Arinos, há 300 km de Brasília e 600 km de Belo Horizonte. Destinada à conservação da biodiversidade, à pesquisa científica e à educação, sendo sua gestão de responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas. Inserida no Vale do Rio Urucuia pertencente à bacia hidrográfica do Rio São Francisco, o Parque Estadual Sagarana possui vegetação composta em sua maior área pela Floresta Estacional Decidual (Cerrado de Mata Seca), cuja flora exuberante na estação chuvosa torna-se com aspecto seco e de tonalidade cinza no período de estiagem. Também são encontradas outras fitofisionomias típicas de Cerrado, como Mata de Galeria e Veredas, que são fontes perenes de recursos para a fauna, relevantes para a diversidade biológica da área. Recentemente, foi encontrado no Parque Estadual Sagarana a espécie arbórea Leucochloron minarum, conhecida como folha miúda de Sagarana e creditada como endêmica da região.
A Estação Ecológica Estadual de Sagarana é fruto do segundo projeto assentamento do Brasil promovido na década de 70 do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria. Parte do planejamento de ocupação do noroeste mineiro, a floresta encontra-se no centro de propriedades rurais e próxima da vila de Sagarana, sendo promulgada como Unidade de Conservação pelo estado de Minas Gerais em 2003.
A sede administrativa da Estação Ecológica Estadual de Sagarana conta com alojamento para quarenta e seis pessoas, auditório para cento e cinquenta pessoas e sala multimídia com capacidade para cinquenta pessoas. O contato pode ser feito com Tatiane Lima de Jesus gerente da Unidade pelo telefone: (38) 3635 4097